quarta-feira, 23 de abril de 2008

ATIVIDADE PARA O 2◦B (para o Guilherme César)

SOBRE CALOR, ENERGIA INTERNA, TEMPERATURA E EQUILÍBRIO TÉRMICO.

Para discutir em duplas e entregar as respostas ao professor. Acertando ou errando, a atividade vale 10 pontos. O importante é emitir sua opinião. Colocar os nomes das duplas.

1. Suponha que você tenha dois cubos de volumes idênticos, na temperatura ambiente, porém de materiais diferentes (por exemplo, ferro e alumínio) e que seu objetivo é aquecê-los, fazendo-os atingir uma mesma temperatura final. Nessas circunstâncias, você afirmaria que ambos os corpos devam receber a mesma quantidade de calor?

2. O que aconteceria com o derretimento das geleiras, se a fusão do gelo fosse instantânea?

3. Em um recinto termicamente isolado, você coloca diversos corpos, feitos de diferentes materiais, digamos vidro, papel, diferentes metais, madeira. Inicialmente, esses corpos podem estar a temperaturas diferentes, no entanto, passado um intervalo de tempo razoavelmente longo, espera-se que eles irão adquirir uma mesma temperatura final (equilíbrio térmico). Isso pode ser confirmado por meio de um termômetro. Apesar disso, se você tocar cada corpo com a mão, você poderá achar que os metais estão mais frios que os outros corpos. Por que isso acontece?

4. Quando um objeto quente esquenta um frio, suas mudanças de temperaturas são iguais em magnitude? Ou seja, o corpo quente irá diminuir sua temperatura e o corpo frio aumentará a sua no mesmo número de graus?

5. Imagine que, ao abrir o forno quente, quando um frango coberto com papel alumínio esteja sendo assado, você suporta bem a temperatura. Ao você suspender a folha de alumínio, sentirá na sua pele uma grande sensação de ardência, dando a impressão de que a temperatura está extremamente elevada. Como você explicaria esse fato?

6. Você põe a mão dentro de um forno quente para tirar uma forma e queima seus dedos nela. Entretanto, o ar em torno dela está à mesma temperatura, mas não queima seus dedos. Por quê?

3 comentários:

Luiz Aguinaldo>>>U.P.F.F. disse...

oi fessora

óia...irei ter de faltar na quinta, pq vo pra bauru e nao poso faltar pq faço tratamento la...poderia entregar depois?

brigadao
bjo
fika com Deus

Tatinha disse...

Oi Luiz Aguinaldo.
Pode sim, sem problema.
Espero que esteja tudo bem com você.
Fique com Deus, Tatinha.

Luiz Aguinaldo>>>U.P.F.F. disse...

oi fessora

brigadao
depois eu mostro o atestado viu

a entao ta td bem sim, mais deu um probleminha la, mais foi resolvido na hora

obrigado pela preocupaçao

bjo
fika com Deus